Nos últimos dias, o nome da ex-banheira do Gugu e ex-participante de A Fazenda, Solange Gomes, voltou a circular nas redes sociais — mas não por um motivo muito positivo. A jornalista virou alvo de críticas depois de comentar, de forma um tanto quanto polêmica, a morte da publicitária Juliana Marins, que faleceu ao cair de uma trilha em um vulcão na Indonésia. A tragédia ocorreu na última terça-feira (24), e desde então, a repercussão tem sido intensa.
Solange decidiu dar sua opinião por meio dos stories no Instagram e acabou desagradando muita gente. No vídeo, ela fala sobre os riscos envolvidos em esportes radicais e viagens de aventura, citando até uma situação pessoal com a filha. “Minha filha tem 25 anos. Teve uma vez que ela veio com essa ideia de querer saltar de asa-delta. Eu disse logo: ‘Vai saltar o cacete! Se eu souber que tu foi, vou quebrar tua cara na frente de todo mundo’. Pode me julgar, tô nem aí!”, disparou.
A crítica, no entanto, não parou por aí. Solange também questionou os pais de Juliana e colocou em xeque o comportamento da família. “Cadê os pais dessa menina? ‘Ai, vou fazer trilha na Indonésia, uhul!’ Porra, claro que tá arriscando a vida. Depois vira essa choradeira. Coitadinha? Vai nessa…”, disse ela em tom de revolta.
E não foi só a família que recebeu pedrada. A própria Juliana e quem lamentou sua morte também foram alvos. “As pessoas têm que parar de romantizar tudo. É triste, é. Mas tem coisas que você olha e sabe que é perigoso. Eu não faço, pronto. ‘Ah, mas todo mundo salta de asa-delta, é lindo!’ Foda-se, eu não vou. ‘Mas até andar de ônibus é perigoso!’ Beleza, mas tem coisa que é mais ainda. E é nessas horas que a família tem que botar ordem: ‘Não vai, não faz’”, concluiu.
Como era de se esperar, as redes sociais reagiram. E não foi com flores. Internautas acusaram Solange de falta de empatia e até debocharam da ex-Fazenda. No X (antigo Twitter), os comentários foram pesados. “Quem é Solange Gomes mesmo?”, alfinetou um usuário. Outro foi além: “O corpo da Juliana nem esfriou e já tem abutre querendo morder os restos. Estão espremendo até a última gota de sangue da menina pra ganhar like”, desabafou.
Apesar da enxurrada de críticas, Solange parece manter sua opinião firme. Até o momento, não pediu desculpas, nem voltou atrás nas declarações. E, como sempre acontece na internet, opiniões continuam divididas. Tem quem diga que ela apenas falou o que pensa, sem filtro. Outros, porém, apontam que há formas — e momentos — mais humanos de se posicionar.
O caso de Juliana levantou discussões mais amplas sobre turismo de aventura e os riscos envolvidos, algo que vem crescendo nos últimos anos, ainda mais com a exposição em redes como TikTok e Instagram, onde lugares exóticos viram tendência da noite pro dia. Mas isso também nos lembra da importância de pensar duas vezes antes de seguir o que parece bonito no feed.
Enquanto isso, Solange segue sendo tema de memes, críticas e debates acalorados. No fundo, talvez a questão seja menos sobre o que ela falou e mais sobre como falou — e quando.