AC/DC começa sua primeira turnê americana desde 2016

Última excursão da banda pelos Estados Unidos havia ocorrido com formação quase toda diferente, com direito a Axl Rose nos vocais

Brian Johnson e Angus Young, do AC/DC, em show nos Estados Unidos – Foto: Adam Bettcher / Getty Images
AC/DC deu início à etapa americana da turnê PWR/UP na quinta-feira, 10, à noite, no Estádio U.S. Bank, em Minneapolis, Minnesota. Eles tocaram exatamente o mesmo set de 21 músicas que apresentaram nos estádios de futebol europeus no ano passado, com grandes clássicos como “Back in Black”“Thunderstruck” e “You Shook Me All Night Long”. Eles também incluíram duas músicas do álbum Power Up, de 2020, além da faixa-título de Stiff Upper Lip, de 2000, e “Rock ‘n’ Roll Train”, do Black Ice, de 2008.

O show abre com uma interpretação explosiva de “If You Want Blood (You’ve Got It)”, do álbum Highway To Hell, de 1979. A música saiu do repertório ao vivo da banda após a morte do vocalista original, Bon Scott, em 1980, e o vocalista substituto, Brian Johnson, só a cantou em um show de 2003 no Roseland Ballroom, em Nova York, pouco antes da banda ser introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame, no Waldorf Astoria, ali perto. Você pode ver a filmagem da apresentação em Minneapolis aqui, de um fã sentado bem perto do palco.

Confira o setlist do primeiro show do AC/DC nos Estados Unidos desde 2016 (via setlist.fm):

  1. If You Want Blood (You’ve Got It)
  2. Back in Black
  3. Demon Fire
  4. Shot Down in Flames
  5. Thunderstruck
  6. Have a Drink on Me
  7. Hells Bells
  8. Shot in the Dark
  9. Stiff Upper Lip
  10. Highway to Hell
  11. Shoot to Thrill
  12. Sin City
  13. Rock ‘n’ Roll Train
  14. Dirty Deeds Done Dirt Cheap
  15. High Voltage
  16. Riff Raff
  17. You Shook Me All Night Long
  18. Whole Lotta Rosie
  19. Let There Be Rock

Bis:

  1. T.N.T.
  2. For Those About to Rock (We Salute You)

A última turnê do AC/DC pelos Estados Unidos foi em 2016, quando Brian Johnson teve que se afastar devido a problemas de audição e Axl Rose assumiu seu lugar. Naquela época, o baterista da era “Thunderstruck”Chris Slade, estava na banda, e o baixista da era “Highway To Hell”Cliff Williams, ainda não havia se aposentado. Desde então, eles foram substituídos por Matt Laug, baterista do Mike Campbell and the Dirty Knobs, e Chris Chaney, ex-baixista do Jane’s Addiction. (Ele escolheu o momento certo para trocar de banda, mesmo que não tenha sido sua escolha.)

Isso significa que se você viu o AC/DC em 2016 e os vê novamente nesta turnê, todos no palco serão pessoas diferentes, exceto os guitarristas Angus Young e Stevie Young. Mas Angus tem sido o coração da banda desde o primeiro dia, e com Brian Johnson de volta, esta é uma encarnação mais legítima do grupo, com todo o respeito a Axl Rose. Ele deu o seu melhor em circunstâncias muito difíceis. E tudo está de volta ao seu devido lugar com Axl pegando a estrada este ano com o Guns N’ Roses na turnê de reunião mais longa do mundo. (No ano que vem, eles podem lançar uma turnê de 10 anos da turnê de reunião.)

Brian Johnson e Angus Young, do AC/DC, em show nos Estados Unidos
Brian Johnson e Angus Young, do AC/DC, em show nos Estados Unidos – Foto: Adam Bettcher / Getty Images

A turnê do AC/DC recomeça em 14 de abril no AT&T Stadium em Arlington, Texas. A etapa americana termina em 28 de maio no Huntington Bank Field em Cleveland, Ohio. Mas um mês depois, eles retornam à Europa para mais uma série de shows em estádios. Não há informações sobre shows futuros nos Estados Unidos, mas esta turnê está passando por apenas 13 cidades deste lado do Atlântico.

Related Posts